segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Um pouco de experiência... aprendendo com os Índios Guajajaras - Barra do Corda/MA


...E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão se não há quem pregue? Romanos10:14


A primeira impressão que temos, quando chegamos há um local, onde todos falam outro idioma, diferente do nosso é: ( Eu vim perder tempo neste lugar...eles não vão entender...vai ser mais difícil do que pensava, mesmo com alguém traduzindo, não será a mesma coisa). É quase impossível não ter esses conflitos de pensamentos. Só que isso acontece, quando confiamos em nós, quando esquecemos que é maior Aquele que nos enviou, e principalmente, não é o homem quem faz a obra!

Passei cinco dias em uma tribo indígena chamada Guajájara em Barra do Corda, interior do Maranhão. Onde Deus em Sua infinita bondade me presenteou com experiências maravilhosas.

As crianças indígenas são incríveis, como toda criança em qualquer lugar do mundo... é criança, e seu comportamento não poderia ser diferente.

Quando ensinávamos, ou melhor, tentávamos ensinar a primeira lição bíblica para aquelas crianças, nos pareceu um desastre. Era como se não estivessem entendendo absolutamente nada, por mais que tivesse um tradutor. Então, meu coração se encheu de tristeza e todos os conflitos voltaram...vai ser mais difícil do que pensávamos! E quando foi feito o convite, para quem queria ter Jesus no coração, não houve nenhuma manifestação. Baixei a cabeça e disse: Senhor, não foi em vão, não é?

Estávamos todos sem saber como faríamos nos próximos dias, qual seria a nossa estratégia? Então, o tradutor chegou e disse:Eles entenderam; eles entenderam tudo na língua de vocês, eles não precisaram muito de mim, só estava confirmando na língua deles o que ouviram na de vocês. Mas, ainda sim, fiquei inquieta, se eles entendiam, porque não houve nenhuma reação à lição, às perguntas?Eles entendiam o que falávamos, só não sabiam falar na nossa língua. Deus sabia o que estava sentindo. Então me disse, que Ele nos tinha enviado ali, e que as pessoas que Ele havia separado para aquele trabalho estavam ali. Que eles nos ouviriam porque quem faz a obra é Ele e não nós, que somo só instrumentos. E que todos sabiam o que tínhamos ido fazer naquele local.

E para provar que Sua Palavra não volta vazia, no dia seguinte, houve muitas conversões, muitos reconheceram que TUPÃN É DEUS VERDADEIRO, que todos precisam ser perdoados.

Deus provou que tudo é regido por Ele, que somos dependentes dEle em tudo que fizermos, porque a obra é Ele quem faz a obra!

by Dayanne Melônio
Evangelista Infantil

Um comentário:

Taty Amaral disse...

Parabéns querida Day... pela dedicação e amor pela Obra do Senhor Jesus. Obrigada também pela parceria nesse ministério lindo e maravilhoso para o qual Deus nos tem chamado! Um forte abraço! Fique na paz de Cristo.