sábado, 10 de abril de 2010

Ministério do Ensino



MINISTÉRIO DO ENSINO


Por que Ministério do Ensino? Efésios 4.11 – 12

Nós ensinamos por que o Espírito Santo orienta e convoca pessoas para esse Ministério ou serviço, e por que Ele nos capacita para o mesmo.

Ensinar é um dom. Romanos 12.7b; Efésios 4.11; 1 Co 12.10,28
Deus nos capacita para servir aos outros ensinando a Sua verdade – A palavra de Deus!

O alvo principal do Ensino é a mudança no pensamento, no sentimento ou na ação – ou todos eles juntos. Podemos conferir a evidência disso em Lucas 2.52. À exemplo do próprio Jesus, que a medida que o tempo passava, Ele crescia intelectualmente, fisicamente, espiritualmente, social e emocionalmente.

O Ensino se apresenta na Bíblia Sagrada de diversas formas, mas direcionadas para um mesmo sentido – o de estimular a aprendizagem de forma prática.

Sete palavras na Bíblia são usadas para ENSINO numa escala maior.

NO ANTIGO TESTAMENTO

Palavra: LAMATH

Língua: Hebraico

Significado: Ensinar ou Aprender

Sentido: Estimular o aluno a ser capaz de imitar ou de aplicar na vida prática o que ele acaba de saber

Bases Bíblicas: Dt. 5.1; 6.1; Sl. 32.8


Palavra: SHAH-NAN

Língua: Hebraico

Significado: afiar

Sentido: Estimular o apetite ou os sentidos para o aprendizado

Bases Bíblicas: Dt. 6.7


NO NOVO TESTAMENTO

Palavra: DIDASKO

Língua: Grego

Significado: Ensinar,Professor ou Mestre, Ensino ou Doutrina

Sentido: Enfatizar a aprendizagem através da experiência e do envolvimento, e não apenas da transmissão de informação

Bases Bíblicas: Ef. 4.21; Cl. 1.28; 3.16; 2Tm. 2.2


Palavra: KATATEO

Língua: Grego

Significado: Informar, instruir ou ensinar

Sentido: “ensurdecer a mente ou o ouvido” ou seja, a idéia é aprender através da repetição ou rotina

Bases Bíblicas: Lc. 1.4; Rm. 2.18


Palavra: MATHETEO

Língua: Grego

Significado: Fazer um discípulo

Sentido: Foca a idéia de instrução, com referência à lealdade e à devoção

Bases bíblicas: Mt. 28.19



Palavra: HODEGEO

Língua: Grego

Significado: Guiar ou conduzir

Sentido: Liderar, guiar ou fazer com que alguém descubra uma verdade doutrinária prática

Bases bíblicas: Jo. 16.13; At. 8.31



Palavra: PAIDEUO

Língua: Grego

Significado: Prover, orientação, Instrução, treinamento

Sentido: Enfatiza a idéia dos aspectos corretivos e disciplinares da educação

Bases bíblicas: At. 22.3; 2Tm. 2.25


Obs: “Paideuo” vem da palavra “Paideon” que significa criancinha.


O Ensino e a Aprendizagem estão intimamente relacionados. Ninguém ensina sem antes aprender e ninguém aprende sem antes haver Ensino.

Ensinar é ajudar outra pessoa a aprender e absorver algo que ela não havia aprendido ou compreendido.

Educação vem de duas palavras do latim “duco” que significa “liderar” com o prefixo “ex” que significa “para fora de”.

Educação por tanto significa “um extrair, um liderar, para fora da pessoa.

Educar é cuidar desde a infância formando hábitos,maneiras e aptidões intelectuais, instruir, fornecer ensino, treinar, discipular de forma a desenvolver uma aptidão, gosto ou disposição especiais.

A Educação é o resultado final desse processo de Ensinar e Aprender.

A Bíblia é o Manual de Ensino completo e eficaz para a Educação Cristã (2 Tm. 3.16 e 17).

2 Tm 3.16 (Bíblia na Linguagem de Hoje) Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver.

ENSINAR – Ensinar a verdade

REDARGUIR – Condenar o erro

CORRIGIR – Corrigir as faltas

INSTRUIR EM JUSTIÇA – Ensinar a maneira certa de viver


ALVO DO ENSINO BÍBLICO: ( v. 17 )E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações.


Ensinar é função da Família.

“ Deus começou a ensinar quando colocou uma restrição no comportamento do homem no Jardim do Éden. Depois da queda, a necessidade de ensino aumentou. Pais piedosos passaram de uma geração para outra cruciais informações espirituais até que Deus formalizou a responsabilidade dos pais ao ordenar-lhes que ensinassem os filhos”. (Deuteronômio 6)

Michael S. Lawson


No Antigo Testamento, o treinamento espiritual dependia em grande parte da família, mas recebia reforço de todo o sistema social, econômico, político e religioso, até por que a Lei funcionava dentro de uma teocracia.

Há na Bíblia três instituições reconhecidas com autoridade outorgadas por Deus a família, a igreja e o governo civil. Porém, só aos dois primeiros cabe prover educação. (Efésios.6.4; Mateus 28.19) Uma vez que o governo civil jamais poderia atuar em nome da família, representando seus valores e objetivos próprios. O Estado traduz o pensamento da coletividade, partindo do princípio que a maioria está certa.

Ensinar a Bíblia é também função da Igreja (Hebreus 12.1-2)


ESCOLA CRISTÃ

A educação até os tempos de Jesus era realizada prioritariamente no lar e depois com o apoio da sinagoga para o aprendizado da lei, do tabernáculo e outras disciplinas. Depois apareceram os tutores, que podem ter dado lugar às academias particulares. (Gálatas 4.1-2)

Com base na mesma perspectiva bíblica (Ensinar em obediência à vontade divina) a visão é que a instituição de uma Escola Cristã pela Igreja possa apoiar as famílias no processo educacional acrescentando o seu serviço ministerial (a Igreja foi comissionada para gerar discípulos do Senhor) e a utilização de dons específicos para o ensino, caminhando é claro, sob a supervisão dos pais.

Como pais, como igreja e como cidadãos responsáveis, temos o dever de preparar a próxima geração, dando-lhe uma visão e treinando-a para alcançá-la.

O Ministério do Ensino tem algumas estratégias eficientes como a exemplo: o Discipulado, O Evangelismo e a EBD. No entanto, aqui estaremos dando um enfoque maior à Escola Bíblica Dominical – EBD.

EBD

A EBD é uma estratégia de Ensino da Bíblia que visa levar o aluno a aceitar Jesus como Único Senhor e Salvador; crescer na fé e no conhecimento bíblico e por em prática os ensinos bíblicos.


Nos primeiros dois séculos da era cristã, a Igreja obedeceu a ordem de ensinar. Porém, do terceiro século em diante, a Igreja cresceu muito e a obra de educação cristã não acompanhou este crescimento. Milhares de pessoas foram batizadas sem instruções. Daí muitas práticas erradas entraram no cristianismo. Isto perdurou até o século XVI, quando os reformadores Lutero e Calvino reintroduziram o ensino bíblico ao povo. Na Alemanha, Lutero enfatizou que cada cristão tivesse a Bíblia em sua própria língua para poder ler as Escrituras por si mesmo. Traduziu a Bíblia latina para o alemão. Depois, escreveu dois catecismos (livros de instrução cristã): um para adultos e outro para crianças. Calvino fundou, em Genebra, uma Faculdade Evangélica de Teologia. No século XVII, Robert Raikes começou a levar as crianças a sua casa aos domingos, ensinando-as a ler e escrever tendo a Bíblia como texto. John Wesley gostou da idéia e ela espalhou-se em grande escala. Nascia assim a EBD.

EBD INFANTIL

Aqui estão algumas razões pra justificar a necessidade de uma Escola Bíblica Infantil:

A criança ocupava lugar importante no seio da família israelense (Sl 127.3 e
128.1-3);.

Sua educação nos preceitos bíblicos era prioridade. Cabia aos pais o
zelo pela instrução dos filhos que, por ordem divina, deveria ser constante e
diligente (Dt 4.9-10; 6.1-7 e 11.18-19).

Está claro nas Escrituras que, de acordo com a vontade divina, os
mandamentos do Senhor seriam ensinados em todos os momentos (andando,
falando assentados em casa, à mesa, pelos caminhos, de dia e à noite, quando
a família se reunia).

À criança era concedida a oportunidade de fazer
perguntas (Ex 12.26-27; Gn 22.7-8), o que tornava o ensino eficaz e mais
interessante.


Mais tarde, além do lar, as crianças também aprendiam com os sacerdotes e
profetas. Algumas delas eram dedicadas a Deus e entregues ao sacerdotes
para educá-las. Um desses casos é o de Samuel, que foi entregue ao
sacerdote Eli ainda bem novinho (1Sm 1.20-28).

O profeta também era uma figura importante na educação nacional. Muitos jovens eram enviados às escolas de profetas a fim de estudarem as Escrituras e se prepararem para substituir seus antecessores (1Sm 10.10; 19.19; 2Rs 2.5 e 4.38).


Fontes de pesquisa

* Evangelização e Discipulado Infantil (Orientação para pais, líderes e professores) de Débora Ferreira da Costa - Editora CPAD

* Manual de ensino para o Educador Cristão, Editado por Kenneth o. Gangel & Howard G. Hendricks - Editora CPAD


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