quinta-feira, 8 de abril de 2010

O Ensino na Lição Bíblica



O Ensino na Lição Bíblica

O ensino é a ferramenta fundamental em toda a lição bíblica, visando a aplicação dessa verdade na vida diária da criança, desafiando-a a praticá-la. Deus teve esse cuidado com as crianças, encorajando-os pois a ensinarem aos filhos a sua Palavra.

Deuteronômio 4.10b “as ensinarás (as minhas Palavras) aos seus filhos”. E o efeito do ensino é a mudança no comportamento. Por tanto, você não pode dizer que ensinou se a criança não aprendeu, se o seu comportamento e atitude não mudaram. Isso não significa que ensinar não é o seu chamado ou algo que o desencoraje a ensinar, mas que deve haver mudança no modo de ensinar, com o objetivo de suprir as necessidades da criança.

Romanos 12.7b “ou o que ensina, esmere-se (cuidado especial no serviço) no fazê-lo”.
O desafio não é somente ensinar a Palavra de Deus, é fazer do ensino prática do dia-a-dia da criança (estilo de vida). Provérbios 22.6 “Ensina a criança no caminho que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele”

Como e onde colocar o ensino na lição bíblica?

O direcionamento do Espírito Santo e o conhecimento que você tem da necessidade da criança, o ajudará a utilizar o ensino na sala de aula, sempre com o propósito de alcançar a criança com a Palavra de Deus.

A compreensão e iluminação do ensino no coração da criança dependem inteiramente do Espírito Santo. Efésios 1.17 e 18”... vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dEle, iluminados os olhos do vosso coração”

A Palavra precisa ser aprendida antes de ser vivida; compreendida antes de poder ser aplicada.

Romanos 6.17 “Mas, graças a Deus por que antes era escravo do pecado, contudo obedecestes de coração a forma de doutrina (ensino) a que fostes entregues”. Precisamos ensinar ás crianças para que o ensino toque seus corações, deixando o pecado e vivendo em obediência á palavra de Deus, de acordo com o que aprenderam e sentiram.

Os pontos onde usará o ensino na lição bíblica, dependem de qual ensino será utilizado na sua aula. No entanto, antes de você pensar na necessidade da criança, primeiro veja o que a Palavra de Deus está falando a você? O que Deus quer que você aprenda? Qual necessidade Deus quer suprir na sua vida com esse ensino?

1 Timóteo 4.16 “Tem cuidado de ti mesmo e na doutrina. Continua nestes deveres, por que fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes” Assim saberás, onde e como utilizará o ensino na sua aula, nunca esquecendo que o mesmo deve focar a criança como um todo. O que ela vai pensar a partir do que for ensinado, o que está sentindo, quais suas emoções e sentimentos e consequentemente como irá agir de acordo com o que foi ensinado.

Lucas 2.52 “E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de deus e dos homens”. Deus quer usar você para ensinar a criança a crescer mentalmente (sabedoria), fisicamente (estatura), espiritualmente (em graça diante de Deus) e socialmente (em graça diante dos homens).

Professor, você é um instrumento que será usado pelo Espírito Santo para trazer o ensino para a criança através da Palavra e como conseqüência, as mudanças. O ensino deverá estar sempre em foco na aplicação, como algo externo. Lucas 6.40 “Todo aquele que for bem instruído será como seu mestre”.



Nenhum comentário: