sexta-feira, 14 de maio de 2010

Ministério do Ensino

Discute-se muito sobre que filosofia de ensino deve ser seguida, no entanto, na maioria das vezes, a educação cristã se dá de uma forma mecanizada, superficial, sem fundamentos. Uma filosofia de ensino cristã verdadeira parte dos fundamentos bíblicos – A Bíblia oferece o conteúdo para o ensino e também toda uma estrutura filosófica e essencial para esse ministério. (2Tm 3.16)


Deus responde através das escrituras sagradas à questões fundamentais como: Por que ensinar? Que resultados, devemos esperar? Quem é o mediador do ensino? Como e a quem devemos ensinar?


A Bíblia coloca claramente, o ensino, como mandato e meta; define bem o papel do ensinador cristão, como não apenas, o de transmissor de conhecimentos bíblicos, mas o de desenvolvedor de aprendizes e fazedor de discípulos.


Quanto aos recursos a às metodologias, para fazer isso acontecer, A Bíblia coloca à nossa disposição os métodos, as abordagens e meios extremamente diversos e criativos usados pelo próprio Deus pra que sejam imitados e recriados por nós, dependendo do contexto em que serão aplicados. Mas ainda assim, existe algo mais importante, como educadores cristãos, devemos seguir ao mestre dos mestres – Jesus Cristo em obediência.


O professor deve ter uma vida espiritual equilibrada e exemplar. Deve também incluir no seu plano de ação a visão da necessidade de mudanças de atitude (hábitos de vida). Aqueles que foram chamados para esse maravilhoso ministério, ensinam a Palavra de Deus para transformar vidas, ensinam para a eternidade, influenciam crianças a viverem para o Senhor(2 Tm 2:2)


O propósito principal desse Blog é auxiliar àqueles que estão começando um ministério com crianças, tratando de princípios básicos os quais precisam ser entendidos antes de um envolvimento maior nesse serviço e de aspectos práticos, que mostram o quê e como fazer.



Nenhum comentário: