sexta-feira, 4 de junho de 2010

Conhecendo as crianças do MATERNAL


PARA QUE VOCÊ PROFESSOR CONHEÇA MELHOR O SEU ALUNO DO MATERNAL!

CARACTERÍSTICAS
FÍSICAS

1. Continuamente ativas
2. Sentidos ávidos
3. Reação espontânea e impulsiva
4. Sistema nervoso sensível
5. Saúde delicada. Resistência limitada
6. Diferença de amadurecimento
7. Os músculos pequenos não têm coordenação
8. Pernas mais curtas em proporção ao corpo, que mede cerca de 60 cm de altura

NECESSIDADES


1. Oportunidade e espaço para atividades
2. Use materiais que as crianças possam ver, ouvir, tocar, cheirar, sentir o gosto
3. O interesse centraliza. Use todos os cinco sentidos
4. Evite todas as causas de afobação e tensão. O programa deve ser tranqüilo e sem pressa
5. Boas condições de saúde. Períodos de descanso e repouso
6. Programa atrelado a indivíduos
7. Utilize os músculos grandes – lápis de cera, papel, etc
8. Cadeiras, brinquedos, etc., adequados e dentro do alcance

CARACTERÍSTICAS MENTAIS

1. Gosto pela repetição e rotina
2. Imaginativas e sugestionáveis
3. Experiência limitada
4. Conhecimento e vocabulário limitados
5. Habilidade musical pouco desenvolvida
6. Pouco tempo de atenção (dois e meio a três minutos)
7. Memória não confiável
8. Curiosidade
9. Fazem inumeráveis perguntas

NECESSIDADES

1. Use o familiar e conhecido
2. Use histórias. Sugira meios e modos
3. Amplie experiências. Evite abstrações e simbolismos
4. Use objetos e gravuras com freqüência. Utilize o vocabulário adotado pela criança
5. Programa com música
6. Programa variado de atividades
7. Repita o essencial muitas vezes – declaração simples de orientações
8. Forneça materiais para despertar a curiosidade
9. Limite-se a responder as perguntas – evite explicações detalhadas


CARACTERÍSTICAS
SOCIAIS

1. Individualistas e egocêntricas
2. Dependentes e exigem atenção
3. Imitantes
4. Negativas. Ansiosas em satisfazer o “Não” aprendido anteriormente
5. Brincadeiras enérgicas interessam


NECESSIDADES

1. Dê cuidado individual. Forneça tempo para brincadeiras livres. Desenvolva a consciência social
2. As crianças precisam de vigilância constante. Reconhecimento do fato de que elas não são responsáveis
3. Exemplos apropriados de conduta. Importância das atitudes. Consciência de vida e palavra.
4. Mostre-se positivo. Aceite as atividades delas. Demonstre um pouco de conformidade, de reconhecimento de contribuição (Não peça, mande!)
5. Mobílie a sala com equipamentos para brincadeiras que as interessem


CARACTERÍSTICAS
EMOCIONAIS E ESPIRITUAIS

1. Tímidas e emocionalmente sensíveis
2. Carinhosas
3. Despertando-se espiritualmente. Estimulando a confiança natural
4. Capazes de adorar
5. Cheias de surpresa e admiração
6. Medrosas
7. Sensibilidade à atmosfera espiritual
8. Maleáveis, impressionáveis, susceptíveis ao ensino
9. Crescente sentimento do que é certo errado

NECESSIDADES

1. Crie atmosfera permissiva e segura
2. Dirija ao Senhor. Desenvolva uma consciência de Deus e do Seu amor por elas
3. Alimentação individual. Coloque a confiança numa Pessoa
4. Dirija ao Senhor. Nunca menospreze as habilidades
5. Desperte as experiências sensoriais. Aprecie cores e beleza. Desenvolva hábitos de oração
6. Contraponha com o conceito da proteção de Deus; histórias de crianças que superam o medo
7. Atmosfera calma e cristã. Sensibilidade às necessidades e respostas delas
8. Conte a verdade; não ensine algo que tenha de ser desaprendido
9. Distinga entre o certo e errado. Recompense o direito, os padrões estabelecidos por Deus

Extraído do Manual de Ensino para o Educador Cristão - CPAD

Nenhum comentário: