quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

BASE FUNDAMENTADA NA PALAVRA DE DEUS


BASE FUNDAMENTADA NA PALAVRA DE DEUS



Uma cena em um filme, uma das personagens era uma professora e estava numa entrevista de emprego, a diretora pergunta à professora porque ela havia escolhido aquela profissão? A professora responde: Pensei em ser advogada para defender jovens nos tribunais. Mas, percebi que seria tarde demais para ajudá-los. Por isso quis ser professora e ensiná-los na infância a ter uma base para o futuro longe das prisões.


Parei para refletir e O Espírito Santo falou ao meu coração, que muitos estão tendo a oportunidade de edificar bases no ministério com crianças e não estão fazendo. (1 Coríntios 3.14-15...Se a obra que alguém edificou sobre Ele permanecer esse receberá galardão. Porém, se a obra se queimar sofrerá perda.)


O meu desafio como evangelista e discipuladora de crianças é deixar marcas que as ajudem a crescerem em Cristo. Não falo em estar numa sala de EBD, ou de discipulado, dar aulas e pronto. Mas sim, em ensino (fundamento, base) para uma vida toda. Ajudando-as a construir no conhecimento de Deus esse fundamento. (Isaías 58.12...levantarás os fundamentos de muitas gerações...)


Quais têm sido suas preocupações, seus pensamentos no momento em que prepara sua aula? O que aquela criança está precisando? Com ajudá-la? Qual objetivo a ser alcançado? Assim que terminei o treinamento que me preparou para dá aulas às crianças da minha igreja, comecei com os juniores, onde me adaptei muito rápido. Depois de alguns meses a coordenadora pedagógica, me coloca para dá aulas para os primários. Encontrei muita dificuldade, principalmente com uma criança em especial, ela não sabia demonstrar carinho, amor, amizade por ninguém, implicava com todos e me impedia de dar aulas. Isso me irritava e a principio quis desistir dela. Mas não podia. O desafio naquele momento era ensiná-la a amar e principalmente a demonstrar esse amor. Orava por ele e para que ele me deixasse dar aulas. Tive que aprender a amá-la, o que não foi tão fácil. Mas enquanto não aprendesse, não poderia ensiná-la.(Só se pode ensinar aquilo que se é aprendido). Deus me fez amá-la, e comecei processo de ensino que durou um ano, até começar a enxergar resultados, percebi que ela não implicava mais com os colegas, pelo contrário, ajudava-os, dava minhas aulas tranqüila. Um dia cheguei na EBD e ela já estava, me pediu para esperar um pouco na porta, quando entrei meus olhos encheram de lágrimas quando vi um cartaz escrito: EU AMO VC! Eu a abracei repetidas vezes dizendo que também a amava. Não parava de agradecer a Deus pelo que Ele havia feito. ( Efésios 3.17b...Oro para que vocês tenham raízes e fundamentos no amor). O meu objetivo com aquela criança era ensiná-la sobre o amor e principalmente como demonstrá-lo. A Palavra de Deus é a base para alcançarmos nossos objetivos. (Isaías.55-11...Assim será a Palavra que sair da minha boca, não voltará para mim vazia).


Minha preocupação é preparar aulas(base) pensando nas necessidades das crianças e fico imaginando como O Espírito Santo vai usar esse momento para selá-los com a Sua Palavra, mas é inimaginável. O meu objetivo é prepará-las (fundamentá-las) para este mundo sem que elas percam o foco que é servir a Deus.(1 Samuel 3.1 Samuel servia ao Senhor sendo ainda criança...).


Temos que ajudá-las a construir uma identidade cristã, sustentando-as com valores que agradam a Deus!

by Dayanne Melônio


Um comentário:

Luiza Passos disse...

Cara... muito lindo o seu testemunho...
com certeza Deus falou comigo atraves dele, pois
tenho 18 anos e estou comecando a trabalhar com criancas na minha Igreja; antes eu dizia ser muito impaciente, e nunca trabalharia com criancas, porem Deus pos no meu coracao de fazer isso e ainda abriu uma porta pra mim...
nao poderia estar mais feliz com isso, porem, ha criancas que sao muito dificies, rebeldes, malcriadas, etc etc... eu sinto muita dificuldade com elas, fico muito triste, mas na mesma hora Jesus me lembra: voce esta aqui por mim.
Creio q Jesus vai me ensinar a cuidar delas, mas enquanto isso vou continuar por aqui para que eu possa aprender algo com vcs...
bjinhos