Pintura de Donald Zolan.
As crianças de 5 e 6 anos já tem domínio oral. Elas conseguem descrever acontecimentos de forma encadeada, narrando suas experiências com começo, meio e fim. Elas podem trocar a letra R pelo L ou D pelo T ou vice-versa. Essa dificuldade pode interferir no processo de socialização,uma vez que as crianças logo identificavam as diferenças nos colegas e podem, por isso, fazer comentários maldosos ou deixá-las de lado.
Esta é a fase em que a criança mais pergunta. Está sempre querendo saber o porque de tudo. E às vezes, nem espera uma resposta!
A criança é por natureza curiosa. Procure explorar a curiosidade de modo positivo. Utilize materiais didáticos variados.
Nesta fase, elas conseguem prestar atenção de 10 a 15 minutos durante o ensino da lição bíblica. Ainda não possuem visão panorâmica, por isso, a tendência é fixar-se num pormenor que a impressionou. Também não sabem correlacionar e prendem-se a detalhes que mais lhes chamem atenção através das cores.
A criança é um ser essencialmente ativo, sempre alerta e em movimento, por isso gasta muito mais calorias do que um adulto. Obrigá-la a ficar imóvel e sem falar durante mais de dez ou quinze minutos, é tão fatigante como obrigá-la a andar num pé só durante esse tempo.
Uma criança excessivamente calma ou pouco ativa deve gerar preocupações. Então procure planejar atividades bem dinâmicas.
A fala da criança traduz o seu modo próprio de pensar e não pode ser confundida com um falar aleatório.
Ao contrário, cabe ao professor ajudá-la a explicar, para si e para os demais, as relações e associações contidas em suas falas, valorizando a intenção comunicativa para dar continuidade aos diálogos. Para isso, é importante que se crie um clima de confiança, respeito e afeto, em que as crianças experimentem o prazer e a necessidade de se comunicar.
REFERÊNCIA: REVISTA CPAD - EBD - MESTRE - 1/2 - JARDIM DE INFÂNCIA - 5 e 6 ANOS
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