sexta-feira, 14 de novembro de 2014

ACOLHIDA

Planejar a Acolhida das crianças

Pensar a forma e que recursos utilizar para receber as crianças fazendo com que elas se sintam seguras e a vontade para serem elas mesmas.
Você líder de crianças precisa primeiramente estar preparado espiritualmente para ministrar às crianças;
Você líder de crianças, precisa ser alegre, afetivo, ter ânimo e amor pelo que faz; ser comunicativo, observador, estar atento e sensível às falas e aos comportamentos das crianças.
Você líder de crianças precisa ser criativo, bom no improviso, expressivo e disposto a aprender e a servir;
Quanto aos recursos você poderá utilizar crachás, recursos gigantes de acolhida, tipo mãos, corações gigantes, pintura facial, adereços relacionados ao conteúdo trabalhado (coroas, chapéus, máscaras, colares, etc.), a personificação, fantoches, ambientação ou decoração temática do ambiente, centros ou cantinhos de interesse, música e vídeo.
O momento da acolhida também será um espaço para a roda de conversa, na qual você terá oportunidade de sentir seus alunos e saber como eles estão, como foi o dia ou a semana; Um bom recurso para se utilizar nessa hora é o Emocionômetro. Saber como as crianças se sentem, pensam, se comportam ou saber o que elas estão vivenciando ou com quem estão se relacionando, dentro e fora do espaço familiar, ajudará você líder de crianças com a ação do Espírito Santo, é claro, conduzir melhor o ensino e fazer as aplicações práticas e necessárias para que de fato ocorram mudanças na vida dos pequeninos.

Dependendo de como foi a sua acolhida às crianças, elas sentirão vontade de voltar no próximo encontro e mais, elas trarão novas crianças e até as suas famílias. É obrigação do líder de crianças receber, calorosamente as crianças e também é dever da Igreja acolher todos aqueles que se aproximarem da comunidade cristã evangélica, em qualquer serviço ministerial (Evangelismo, Discipulado, Escola bíblica, Cultos, etc.).



Nenhum comentário: