Observamos na Palavra de Deus, em Êxodo 12.21-28, a Primeira Páscoa, por ocasião da saída do povo hebreu do Egito.
Deus instituiu a Páscoa em comemoração à liberdade do seu povo do Egito.
Aquela noite foi inesquecível e até hoje é lembrada pelo povo de Israel e também por outros povos. Naquela noite os primogênitos do Egito foram feridos e Deus e poupou milagrosamente as casas dos israelitas, em cujos umbrais havia sido espargido, em obediência à ordem divina, o sangue de um cordeirinho.
Para saber com mais detalhes como tudo aconteceu, confira o Texto Bíblico: Êxodo 12. 21-28 (Versão NTLH - Nova Tradução na Linguagem de Hoje).
12.21 Moisés mandou chamar todos os líderes do povo e disse:
- Escolham carneiros ou cabritos e os matem para que todas as famílias possam comemorar a Páscoa.
12.22 Peguem um galho de hissopo e o molhem no sangue que estiver na bacia e passem nos batentes dos lados e de cima da porta das suas casas. E que ninguém saia de casa durante toda a noite.
12.23 Quando o SENHOR passar para matar os egípcios, verá o sangue ali nos batentes e não deixará que o Anjo da Morte entre nas suas casas para matá-los.
12.24 Vocês e os seus descendentes devem obedecer a essa ordem para sempre.
12.25 Quando entrarem na terra que o SENHOR lhes dará, como prometeu, vocês deverão continuar realizando essa cerimônia religiosa.
12.26 Quando os seus filhos perguntarem: “O que quer dizer essa cerimônia?”,
12.27 vocês responderão: “É o sacrifício da Páscoa em honra do SENHOR Deus, pois no Egito ele passou pelas casas dos israelitas e não parou. O SENHOR matou os egípcios, mas não matou as nossas famílias.” Então os israelitas se ajoelharam e adoraram a Deus, o SENHOR.
12.28 Depois foram e fizeram tudo o que ele havia ordenado a Moisés e Arão.
- Sem defeito (Êxodo 12.5) - Não praticou pecado algum (Hebreus 4.15);
- Nenhum osso deveria ser quebrado (Êxodo 12.46; João 19.32,33);
- Sangue garantia proteção (Êxodo 12.13; 1 Pedro 1.18,19)
"Por que Cristo nossa Páscoa foi sacrificado por nós"
1 Corintios 5.7
Naquele momento Deus estava mostrando um dia que se tornaria realidade - O cordeiro de Deus - Jesus Cristo, seria sacrificado, e todo aquele que pela fé espargisse no seu coração o seu sangue seria liberto do pecado. Da mesma forma como os israelitas creram na providência divina ao espalhar o sangue do cordeirinho à porta de suas casas, também os salvos devem confiar no poder do sangue de Jesus para guardar suas vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário