quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Teatro - Coração Fedorento

CORAÇÃO FEDORENTO

Garota (Maria) : coração preto

Menina (Ana): coração metade branco/preto

Amiguinho (João): coração plástico ou cinza

Garotinho (José): coração dourado

No meio da praça, Maria está muito triste. Em seu peito pode-se ver um coração negro.

Chega Ana que começa a brincar perto. Ela vem chupando um enorme pirulito.

A menina joga amarelinha, corre de um lado para outro enquanto o garoto a observa triste, choramingando e desanimado. Após algum tempo a menina percebe o garoto e se aproxima.

Ana: Olá!!! Quer um pouquinho do meu pirulito??

Maria: Não...

Ana: Não? Então tá...sobra mais...rs Ah, então vamos brincar de amarelinha?

Maria : Vamos! Oba !

(Primeiro joga a Ana. Mas quando chega a vez da Maria, esta desanima, "murcha", faz bico e volta a chorar.)

Ana: Hei! Menininha, o que que foi, não quer brincar mais ??? Vai, fica feliz, vamos brincar de bola então??

Maria sorri novamente e eles voltam a brincar. Ana para a esquerda, Maria para a direita. Ana parece apanhar uma bola enorme e joga para Maria. Maria vibra, consegue agarrar a bola e devolve o arremesso para Ana. Ela corre pega a bola e devolve, jogando-a. Novamente Maria apanha a bola, mas desta vez ela para, olha a bola em suas mãos, coloca no chão, desfaz o sorriso, "murcha" de novo e volta ao centro triste e choramingando.

Ana: Ué?? Q q houve??? O q aconteceu com você ??

Maria: É o meu coraçãozinho

(Maria triste aponta para o seu coração. Faz sinal de que cheira mal.)

Ana vai e cheira.

Ana: Huuummm que cheirinho hein??

Mariaa: Até você acha, assim não dá... (vai e cheira o coração dela) Aha ha... o seu também tá começando a cheirar mal.....

Ana chora: Tá não... eu passo perfume nele
Joãozinho chega

Joãozinho: Oii, o que vocês estão fazendo? vamos brincar??

Ana: Eu bem que queria mas a menininha tá muito triste...

Joãzinho pergunta para as crianças da platéia: Porque ele tá triste ?

...
Ah entendi... deixa eu ver...(vai e cheira o coração) Nossa!!! Que cheiro horrível !!!.... ai desculpa menininha, não tá tão mal assim...

Maria: Eu sei que tá.... nada me deixa feliz

Ana: Eu já sei tive uma idéia!!! Esperem aqui...
(ela sai)

João: Olha, eu tenho uma solução pra você ??

Maria: Sério, sério me conta, me conta

João: Eu conto, eu conto..

Maria: Então fala, fala logo, o que é hein??

João:....

Maria: Eu vou conseguir ficar feliz??? ....Ai....

Joãozinho: O que foi?

Maria: Você demorou muito pra contar... fiquei triste dinovo..

(Ana chega com pano e balde)

Ana: Olha só... nós vamos limpar, e aí a sujeira sai...
(eles limpam)

Ana: E então...???

(eles se aproximam devagar pra cheirar)

Os dois quase caiem pra trás...

Maria chora: Viu, vcs não conseguem..

Joãozinho: Espera aí, eu vou pegar a solução...

Ana: Ah, não fica assim, nós vamos te ajudar..

Joãozinho volta: Tcham! Tcham! Olha só o meu super perfume...

Ana: O seu perfume ? não !! é muito ruim...

Joaozinho: É nada.. quer ver olha... (e passa na Maria)

Maria cai

Ana: Hã... olha o que você fez, ela desmaiou

José chega, ele tem um coração dourado...

José: O que está acontecendo??

Maria: Tá acontecendo que estes dois estão tentando limpar o meu coração que cheira muito mal e isso me dá uma tristeza, e eu não sei como ficar feliz

José: Eu posso te ajudar

Maria: Ah tá... eles já tentaram sabão, perfume...

José vai tentar cheirar e ela não deixa, ela insiste

José: É você precisa mesmo....

Maria desanima

José: E não é só ele não!!!

(Ana e João procuram em sua volta)

Ana: Quem mais ?? Eu já vou pegar o meu baldinho...

Joãozinho: E eu o meu super-perfume

José: Nananina não!!! Voltem aqui, eu estou falando de vocês.. dá pra sentir o cheirinho ruim daqui...

(eles cheiram as axilas, e começam a limpá-las)

José: Não é aí... olhe o coração de vocês !! O seu é metade sujo e metade limpo e o seu tá apagado...

Eles choram e resmungam sobre os corações
Maria entra na choradeira

José: Pchiiii ! Quietos! Engolem o choro...

Existe alguém que vai deixar todos vocês com o coração bem limpinho e bonito igual o meu.

Todos: Quem, quem ?

José: É Jesus, eu vou orar pra vocês ficarem com o coraçãozinho bem limpinho tá? Olhem só como é....

Eles se animam e observam José dobrar seus joelhos e "pedir a papai do céu" alegrar seus amiguinhos. Eles ficam felizes, mas pouco depois dela se levantar eles novamente "murcham".

José: Hei, vocês também devem orar, aí sim Jesus vai limpar o coração de vcs, vamos pedir?
Todos ajoelham

Final Sugestivo

1 - No meio desta oração, eles irão virar seus coraçãozinhos e então do outro lado terá um coração em branco.

2 - No meio desta oração, entra um anjo com uma cesta com um coração para cada um. E quando terminam a oração, eles trocam os corações.

Para cada final, segue após um diálogo alegre.

Autor: Desconhecido - Texto : Daniela Leon Vieira

Nenhum comentário: