segunda-feira, 19 de abril de 2010

Histórico: Dia das Mães


A HISTÓRIA DO DIA DAS MÃES

A mulher que teme ao Senhor será louvada.
Provérbios 31: 30


A idealizadora do Dia das Mães foi Ana Jarvis, nascida em 1846, na cidade de Granfton, Virgínia – EUA. Diplomou-se em 1883 pela Faculdade de Maru Baldwip e exerceu o magistério em sua cidade natal. Era crente no Senhor Jesus como único e suficiente salvador. Em 9 de maio de 1905 perdeu sua mãe, passando a ser responsável por sua irmã Elsirone, que era cega.

Em 1907, a Igreja que Ana freqüentava promoveu uma homenagem à sua mãe, pelo muito que ela havia trabalhado pela obra do Senhor.

No ano seguinte, ainda no segundo domingo de maio, realizou-se, pela primeira vez, uma celebração pública com o mesmo objetivo. Foi quando Ana sugeriu que a homenagem fosse estendida a todas as mães. Através do Deputado J. Thomas Heflin, do Alabama e o Senador Morris Sheppard, do Texas, apresentaram proposta conjunta para tornar-se oficial, em todo o país, a comemoração do Dia das Mães.

O projeto foi aprovado pelo Congresso norte-americano no dia 10 de maio de 1913 e o presidente Wodrow Wilson o promulgou tornando ferido nacional o segundo domingo de maio. No Brasil, a iniciativa coube à Associação Cristã de Moços de Porto Alegre/RS. No dia 13 de maio de 1919, eles tomaram a iniciativa de promover pela primeira vez, a solenidade comemorativa da data.

A festa foi presidida pelo escritor Álvaro Moreira, sendo oradora oficial a poetisa Júlia Lopes de Almeida.

Em junho de 1931, Alice Tibiriçá, presidente do 10º Congresso Internacional Feminino, dirigiu ao presidente da República, Getúlio Vargas, a mensagem que solicitou a oficialização do Dia das Mães.

No ano seguinte, em 5 de maio de 1932, pelo Decreto nº 21. 336, o presidente tornou oficial no Brasil o Dia das Mães, em comemoração aos sentimentos e virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver o coração humano. Ano após ano a comemoração foi transpondo as paredes das igrejas evangélicas e atualmente é comemorado nacionalmente.



Nenhum comentário: