terça-feira, 28 de agosto de 2012

O professor e o aluno: uma relação de amor




O que é o amor?

1 Coríntios 13 – O texto Bíblico mostra o amor como atividade e comportamento, além de ser um sentimento e motivação interior. Mostra também os vários aspectos deste amor caracterizando o Deus Pai, o Deus Filho e o Deus Espírito Santo. É nesse tipo de amor que eu e você precisamos crescer.
Relação de amor entre professor e aluno.

Para entender melhor essa relação de amor entre professor e aluno, é importante saber que:
O amor é obra do Espírito Santo em nossas vidas (Romanos 5.5);
Condições para que o amor de Deus seja derramado em nossos corações e desfrutemos dele: (1 João 4.7-21)


  • Nascer de Deus 
  • Conhecer a Deus
  • Provar desse Amor

Nessa relação a peça chave é o professor, como exemplo vivo desse amor (2 Timóteo 2. 1, 2,10 e 15);
Professor e aluno precisam buscar a perfeição através do amor (Filipenses 1.9-11; Colossenses 3.14)

Quem tem amor é dedicado no que foi separado pra fazer.

“Deus nos separou, para sermos professores. Nós nos separamos para fazer o que Ele deseja que façamos” Sam Doherty

Há demonstração de amor a Deus e para com os alunos quando há dedicação. A pessoa que é dedicada ama ao Senhor. Ela ouve o Senhor Jesus dizer a ela: “Tu me amas?” E ela responde: “Sim Senhor, tu sabes que te amo”. Então, em seu coração, ela se alegra ao ouvir a ordem do Senhor: Apascenta, as minhas ovelhas. (João 21. 15 – 17)

O professor dedicado é aquele que conhece e ama o Salvador Jesus, que conhece e ama os seus alunos, que conhece e ama a mensagem que deve ensiná-los. Ele precisa ter um coração que se derrama de amor pelo Filho de Deus.

Colossenses 3.23 – Devemos dar o nosso melhor para Deus.

Demonstramos amor a Deus, à Sua Obra, aos nossos alunos desde o planejamento e preparo de nossas aulas com antecedência, orando e nos aplicando à Palavra, buscando incansavelmente formas eficazes de aplicar as verdades bíblicas à vida dos nossos alunos até a concretização da mesma, nos dispondo como instrumentos de transformação e crescimento espiritual.

Cuidado com os venenos mortais contra a dedicação!

Craig Jutila, em seu livro 4 Princípios para líderes do Ministério Infantil, menciona alguns desses venenos:
Familiaridade – quando a aula se torna rotineira, monótona, apática, sempre a mesma coisa – passamos a nos preocupar menos e os alunos sofrem as consequências.

Frieza – Quando nos afastamos das pessoas cheias de amor por essa Obra, quando gradualmente isolamo-nos, quando deixamos de nos dedicar à Palavra, à Oração.

Incerteza – Falta de foco – “Se fui chamado pra ensinar, que eu me dedique ao ensino”.

Vaguear – Falta de objetivos – ativismos – fazer por fazer – “É como enxergar sem ter visão”.

Dureza – Corações feridos, magoados, machucados por problemas enfrentados nesse ministério.

1 Coríntios 13.7 - “Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência”

Ao contrário do que muitos dizem, o AMOR não é cego! 

Se o professor de fato tem o amor de Deus derramado em seu coração, ele terá prazer em fazer o que agrada ao Senhor. Para saber agradar a Deus, precisamos enxergar e compreender o que Ele quer que façamos, ou seja, precisamos de VISÃO pra que vejamos a Deus e Sua soberania, aos alunos e suas necessidades, ao Evangelho e seu poder, a nós mesmos e nossa responsabilidade, não com nossos olhos físicos, mas com “os olhos do coração”, isto é, com nossas mentes, em nossos corações e com nosso entendimento. Deus é quem ilumina a nossa compreensão.

Exemplo: A visão de Paulo sobre os Gentios (Atos 26:16a. e 18)

Quais eram as necessidades dos gentios?

E quais são as necessidades dos nossos alunos?

Reflexos desse amor 

Lamentações 3.48-5; 4.4 e 5 – Quando amamos, somos capazes de sentir a dor do outro, de ver as suas necessidades.

1 João 2.10 – Quando amamos vivemos na luz.

1 João 3.18 – Quando amamos de verdade, não ficamos só nas palavras, nós agimos.

1 João 4.7b – Quando amamos provamos que conhecemos a Deus.

Amar – é viver uma vida de obediência a Deus.

Mensagem Especial aos Professores – 2 Pedro 1.3-11

Referências bibliográficas

Doherty, Sam. Os Princípios do Ensino: um manual que auxilia aqueles que ensinam crianças e que desejam se tornar melhores professores – São Paulo: APEC – Aliança Pró-Evangelização de Crianças, 2008.

Os Problemas de um Obreiro e a Solução de Deus: como lidar com os problemas em sua vida e ministério – São Paulo: APEC – Aliança Pró-Evangelização de Crianças, 2008.

Obediência à visão celestial: ajuda você a compreender o plano de Deus para sua vida e seu serviço – São Paulo: APEC – Aliança Pró-Evangelização de Crianças, 2008.

Primeiros Passos: um manual simples para o ministério bíblico com crianças – São Paulo: APEC – Aliança Pró-Evangelização de Crianças, 2008.

Julita, Craig. Quatro Princípios Fundamentais para líderes de Ministério Infantil: paixão, atitude, trabalho em equipe e honra – São Paulo: Editora Vida, 2004.



Nenhum comentário: