terça-feira, 28 de agosto de 2012

Uso de materiais recicláveis e outras alternativas viáveis na EBD



RECICLAGEM

A realidade é que, geralmente chega-se a utilizar materiais recicláveis na Escola Bíblica Dominical pela falta de recurso financeiro suficiente para manter os gastos com materiais mais sofisticados.

Existe a preocupação de que não se caia na rotina de aulas enfadonhas, desinteressantes, repetitivas no que diz respeito ao material, que com certeza ajuda na visualização do ensino, na sua aplicação prática e contribui muito na interação da classe, considerando-se que, material nenhum substituirá o papel do Espírito Santo nesse processo.

Reciclar significa transformar objetos materiais usados, em produtos para o consumo.

A ideia da reciclagem, primeiramente deve ser um estímulo para a Educação Ambiental, para a preservação do meio ambiente, visto que muitos materiais que o degradam, podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o plástico, o vidro e o metal.

Incentivamos também, a construção de materiais pedagógicos pelos professores através da reciclagem, na possibilidade de tornar a realidade do ensino bíblico variável e criativo.

O professor que recicla e busca a participação dos seus alunos, na coleta e na transformação de materiais recicláveis, proporciona a eles, a experiência de construção do próprio conhecimento.

Pensemos no que temos em casa, no que consumimos diariamente e que podemos coletar e reciclar pra tornar nossas aulas da Escola Bíblica, mais ricas, mais interessantes e significativas... E que tal montar em sua sala de aula um sucatário? com jornais, latas de refrigerantes, garrafas plásticas ou de vidro, rolos de papel higiênico; caixas de fósforo, de leite, de sucos, de cereais, remédios, eletrodomésticos, embalagens e outros, pedaços de tecidos, acessórios diversos como botões, linhas, fitas decorativas; sacos de papel, pratos de papelão, meias, palitos de fósforo, picolés, churrascos, retalhos de papéis coloridos, de EVA; Tampas de metal e de plástico; luvas, lixa, palha de aço, sobras de lã colorida, prendedores de roupa, casca de coco, copos de vidro ou de plástico, potes de sorvete, de danone, de conservas, cabos de vasoura, banners velhos, lâminas de acetato (radiografia antiga), etc.

OUTRAS ALTERNATIVAS

Além da reciclagem existem muitas outras maneiras de fazer com que sua aula torne-se mais atrativa.
Você pode usar o seu próprio corpo!

Os professores precisam ter emoção, paixão, entusiasmo pelo que fazem. Precisam ter corações cheios de amor, bons ouvidos, bons olhos, muita disposição;

Os professores precisam de uma boca com língua bem desenrolada e saber utilizar a voz;

Os professores precisam de um par de olhos brilhantes. O olhar é o elo principal. O olhar traz o aluno para dentro da sua aula. Distribuam bem o olhar. Não se fixem só numa pessoa ou num grupo.

Por meio do olhar podemos expressar compreensão, sinceridade, entusiasmo, bondade, súplica, meiguice, etc. Esse sentido e tão importante quanto a fala.

Os professores precisam ter expressão corporal, de forma moderada, sabendo usar bem o corpo e as mãos, os quais ajudam a expressar as ideias;

Os professores precisam ter boa memória e serem firmes no conteúdo previamente estudado. Você com certeza ganhará credibilidade de seus alunos

Advertência: Não leiam suas revistas de mestre da Escola Bíblica em sala de aula!!!
Você pode buscar ajuda de outros.

Busquem parcerias com outras pessoas que possam estar contribuindo na sua aula, com suas experiências, com materiais diferentes, etc;

Busquem outros irmãos em Cristo que tenham habilidades diferentes das suas para completar o seu programa – músicos, desenhistas, contadores de história, cantores, etc.




Nenhum comentário: