sexta-feira, 1 de março de 2013

IDÉIAS SOBRE PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÍBLICA INFANTIL



AMBIENTE EDUCATIVO PARA CRIANÇAS ATÉ 6 ANOS DE IDADE

O ambiente da EBI - Escola Bíblica Infantil, sala de aula e outros espaços educativos nela existentes devem ser aconchegantes para as crianças.

Cada ambiente nos diz algo diferente sobre a visão da infância que as pessoas que nele trabalham possuem, sobre seus valores e sua proposta de ensino. Quer se dêem conta disso ou não, esses ambientes educam os que neles vivem e vão influenciar de forma bem distinta a sua vida.

O que chamamos de ambiente inclui o espaço físico (as salas com seus mobiliários, sua decoração, os materiais), e a forma, por quem e em que momentos é usado. Fazem parte do ambiente as relações, os sentimentos, os cheiros,os sons que por ele circulam. O que pode e o que não pode ser mexido pelas crianças, os lugares perigosos, os cantinhos de que as crianças gostam mais, etc.

O ambiente não é algo que possa ser fotografado (a máquina só vai registrar a dimensão física). Ele é algo que sentimos e vivemos.

A maneira como são planejadas, organizadas e integradas as dimensões físicas, temporais, funcionais e relacionais do ambiente devem ser consideradas. A forma como iremos utilizar o ambiente a favor de nossos objetivos, também deve ser considerada, visando promover o desenvolvimento integral das crianças de até seis anos.

Muitas vezes a rotina faz com que nos acomodemos. Talvez você tenha se acostumado a situações que podem ser modificadas. Nós, educadores cristãos, precisamos nos sentir a vontade para interferir na organização do ambiente da Escola Bíblica Infantil, e claro, que de comum acordo com a direção e com os demais irmãos que compõem a Equipe de Ensino Bíblico. Precisamos ter iniciativa. Sugerir, questionar, transformar quando necessário e possível.

Devem ser levadas em conta, ao organizar o ambiente da Escola Bíblica Infantil, alguns aspectos gerais como:

- Possuir uma proposta curricular de estudo bíblico infantil compartilhada;

- Essa proposta deve ser elaborada e aperfeiçoada pelos professores, que interagem com as famílias, com a igreja, com a comunidade onde estão localizados, aproveitando e desenvolvendo o seu potencial.

- Os professores sabem com clareza que atividades propor às crianças e com que objetivos.

Analisar a construção das instalações físicas da EBI.

- Refletir sobre até que ponto o ambiente físico da EBI demonstra preocupação com o bem estar das crianças e dos educadores;

- Se o ambiente físico da EBI oferece riscos à saúde e ao desenvolvimento integral das crianças, não hesite: mobilize as famílias e a Igreja e procure resolver o problema.

Analisar os locais disponíveis:

- Sala destinada ao grupo de crianças com que irá trabalhar;

- E os outros espaços da EBI (áreas internas e externas).

REFERÊNCIA: Coleção Trocando em Miúdos as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Vol. 4 - Um ambiente para a criança ver, mexer,inventar, conviver. P. 9-13.

ADAPTAÇÕES feitas por Taty Amaral



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