quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

MUSICALIZAÇÃO INFANTIL - NOÇÕES BÁSICAS - TEÓRICAS E PRÁTICAS


A produção musical infantil é caracterizada pela exploração dos sons e suas qualidades:

- ALTURA

- DURAÇÃO

- INTENSIDADE

- TIMBRE

Importa explorar livremente os registros grave e agudo (altura), tocando forte ou fraco (intensidade), produzindo sons curtos ou longos (duração), imitando gestos motores que observou e que reconhece como responsáveis pela produção do som. E ainda que possam, em alguns casos, manter um pulso (medida referencial de duração constante), a vivência do ritmo também não se subordina à pulsação e o compasso (a organização do pulso em tempos fortes e fracos) e assim vivenciam o ritmo livre.

O trabalho com a música deve se organizar de forma a que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:

CRIANÇAS DE 0 - 3 ANOS

- ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções capacidades;
- Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.

CRIANÇAS DE 4 - 6 ANOS

- Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seus conhecimentos de mundo;
- Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisação, composições e interpretações musicais

A organização dos conteúdos para o trabalho com a música na Educação Infantil deverá, acima de tudo, respeitar o nível de percepção e de desenvolvimento (musical e global) das crianças em cada fase.

Os conteúdos deverão priorizar a possibilidade de desenvolver a comunicação e expressão por meio dessa linguagem. Serão trabalhados como conceitos em construção, organizados num processo contínuo e integrado que deve abranger:

- A exploração de materiais e a escuta de obras musicais para propiciar o contato e experiências com matéria prima da linguagem musical: o som ( e sua qualidade) e o silêncio;

- A vivência da organização dos sons e silêncio em linguagem musical pelo fazer e pelo contato com obras diversas;

- A reflexão sobre a música como produto cultural do ser humano é importante forma de conhecer e representar o mundo.

O FAZER MUSICAL

- O fazer musical é uma forma de comunicação e expressão que acontece por meio da improvisação, da composição e da interpretação.

- IMPROVISAÇÃO - criar instantaneamente, orientando-se por alguns critérios pré-definidos, mas com grande margem e realizações aleatórias;

- COMPOSIÇÃO - criar a partir de estruturas fixas e determinadas;

- INTERPRETAÇÃO - executar uma composição contando com a participação expressiva do intérprete. A imitação é a base do trabalho de interpretação.

APRECIAÇÃO MUSICAL

A apreciação musical refere-se a audição e interação com músicas diversas.

Resumo by Taty Amaral com base no RECNEI - Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - Conhecimento de Mundo - Vol. 3 - MEC - 1998.





Nenhum comentário: