segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

MUSICALIZAÇÃO INFANTIL - SUA IMPORTÂNCIA


A Música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio.

A integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos, assim como a promoção de interação e comunicação social, conferem caráter significativo a linguagem.

A música no contexto da Educação infantil tem sido em muitos casos, suporte para atender a vários propósitos como a formação de hábitos e atitudes, comportamentos. Outra prática corrente tem sido o uso das bandinhas rítmicas para o desenvolvimento motor, da audição, e do domínio rítmico.

A música está presente em diversas situações da vida humana. As crianças entram em contato com a música desde cedo e é um ponto de partida muito importante para o processo de musicalização. Existem vários meios que estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical, além de atenderem a necessidades de expressão que envolvem a vivência, a percepção e a reflexão, encaminhando-os para níveis cada vez mais elaborados.

A proposta do trabalho com a música na Educação infantil, é garantir à criança a possibilidade de vivenciar e refletir sobre questões musicais, num exercício sensível e expressivo que também oferece condições para o desenvolvimento de habilidades de formulação de hipóteses e de elaboração de conceitos.

A linguagem musical tem estrutura e características próprias, devendo ser considerada como:

- PRODUÇÃO: centrada na experimentação e na imitação, tendo como produtos musicais a interpretação, a improvisação e a composição.

- APRECIAÇÃO: percepção tanto dos sons e silêncios quanto das estruturas musicai, buscando desenvolver, por meio do prazer da escuta a capacidade de observação, análise e conhecimento.

- REFLEXÃO: sobre questões referentes à organização, criação, produtos e produtores musicais.

O trabalho com música deve considerar, portanto, que ela é um meio de expressão e forma de conhecimento acessível a bebês e crianças, inclusive aquelas que apresentem necessidades especiais. A linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima e do autoconhecimento, além de poderoso meio de integração social.

O ambiente sonoro, assim como a presença da música em diferentes e variadas situações do cotidiano fazem com que as crianças iniciem seu processo de musicalização de forma intuitiva, interagindo, escutando, imitando através do exercício sensorial e motor com  materiais sonoros diversos, construindo todo um repertório, tendo as mais  várias reações: atenção, tranquilidade, agitação.

Resumo by Taty Amaral com base no RECNEI - Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - Conhecimento de Mundo - Vol. 3 - MEC - 1998.



Nenhum comentário: